ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LAURA MARIA CHAGAS DE ASSIS – 6° GERE
Rua Gilmar Pereira de Queiroz, s/n- Camuxinga – Santana do Ipanema – AL – Fone (82)3621-3574
E-mail: escolalaurachagas.see.al@gmail.com

ROTEIRO DE ESTUDOS
ETAPA: Ensino fundamental
PERIÓDO: 17/06/2020 a 30/06/2020


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
DOCENTES: 
Anselmo – E-mail: junioranselno@hotmail.com e
Zozeano – E-mail: sofiazozeano@gmail.com

TEMA NORTEADOR: Indicadores de saúde
Subtema: “A importância de uma alimentação saudável”

LABORATÓRIO: Matemática


Olá, estudantes do Sexto, Sétimo,Oitavo e Nono Ano, saudações!
Durante a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada, não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas coisas. Que tal organizar os estudos? Organizar os conteúdos e aprender a fazer a gestão do tempo para estudar melhor?  
Agora é hora de iniciar as atividades.
Bons estudos!!  
TEMA: Indicadores de saúde
Você já ouviu falar dos indicadores de saúde?
Conforme a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os indicadores de saúde são entendidos como medidas que sinalizam informações importantes sobre particularidades do estado de saúde de uma pessoa. Um exemplo disso, é o cálculo do Índice de Massa Corporal, conhecido como IMC.
 O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.


Por exemplo:
Uma pessoa de 1,80m de altura e com massa corporal de 90 kg tem IMC igual a:  
IMC = 90/1,80 x 1,80  = 90/3,24 = 27,77
OBS: Após o cálculo do IMC, é necessária a utilização de uma tabela de classificação de sobrepeso e obesidade. Posteriormente é feita a comparação do resultado com os IMC de corte, diagnosticando e identificando a real situação de composição corporal e estado nutricional dos indivíduos em questão.
 A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade estabeleceu uma tabela que aponta o grau de obesidade de acordo com o IMC.
 Fonte: Associação Brasileira para o Estudo de Obesidade
                                        Agora, responda às seguintes questões: 
1. Qual é o IMC de uma pessoa com massa igual a 75 kg e altura igual a 1,68m? Encontre na tabela, a situação desta pessoa.
2. Calcule o IMC das pessoas de sua família que moram com você e diga qual a situação de cada um.
3. Caso algum membro da família apresente IMC fora da normalidade, tente descobrir quanto de massa precisa ganhar ou perder, para alcançar o peso ideal.  
4. Se puder, acesse o site da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e utilize a calculadora disponível no site para comparar seus resultados.
ONDE ENCONTRO O CONTEÚDO
Associação Brasileira para Estudo da Obesidade:
 Link para o vídeo “A importância de uma alimentação saudável”:

 Sobre o cálculo do IMC, assista ao vídeo:

OBJETIVO
Compreender o papel social da matemática na qualidade de vida das pessoas.
DEPOIS DA ATIVIDADE
Se tiver assistido ao vídeo “A importância de uma alimentação saudável”, converse com sua família sobre as ideias que percebeu no conteúdo do vídeo. E você, já pensou em modificar algum hábito alimentar?


ATIVIDADE PARTE 2 - PARA ALUNOS DO SEXTO E SÉTIMO ANO


DESAFIO 1- MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Recorte e cole as figurinhas nas respostas corretas.
Assista o vídeo abaixo:



                                       



DESAFIO 2 - DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Recorte e cole as figurinhas nas respostas corretas.
Assista o vídeo abaixo:








DESAFIO 3 – PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO NÚMEROS NATURAIS
Resolva os problemas matemáticos abaixo e complete a cruzadinha com o resultado encontrado.


1) Em uma caixa d`água há 800 litros de água. Os moradores da casa de Cebolinha utilizaram em um dia 300 litros desta caixa. Quantos litros de água ainda sobraram na caixa?
2) Faz 26 dias que a coelha da Magali deu à luz a uma ninhada. Sabemos que filhotes de coelho só abrem os olhos depois de 11 dias de nascido. Há quantos dias os coelhinhos abriram os olhos?
3) O ônibus que leva a Mônica para a escola rodou 156 quilômetros durante a manhã e 144 quilômetros no período da tarde. Quantos quilômetros o ônibus rodou este dia?
4) Cascão e Cebolinha compraram 108 bolinhas de gude e pagaram R$ 216,00. Deste valor, Cebolinha pagou R$ 116,00 pelas suas bolinhas. Qual foi o valor pago por Cascão?
5) Chico Bento comprou 8 galinhas e pagou R$ 104,00. Quantos reais custou cada galinha?
6) Chico Bento comprou por R$ 800,00 um atum com 20 kg. Ele vendeu cada quilo de atum por R$ 60,00. Quanto ele lucrou ao vender os 20kg de atum?
7) Chico Bento comprou 7 dúzias de bananas. Distribuiu duas para cada macaco e comeu quatro, não sobrando nenhuma banana. Quantos macacos ele alimentou?
8) O supermercado que o pai do Cascão trabalha recebeu um estoque de enlatados com 300 latas. Dessas latas, 15 foram devolvidas por estarem fora da validade, 35 foram doadas e o restante foram colocadas igualmente em 5 prateleira. Foram colocadas quantas latas em cada prateleira?
9) A mãe da Magali comprou 10 pacotes de bombons por R$ 50,00 cada um. Quantos reais ela pagou nos 10 pacotes?
10) No prédio onde Cebolinha foi visitar um primo há 20 andares, em cada andar há 3 apartamentos. Quantos apartamentos há nesse prédio?
11) Cascão comprou 30 pacotes de figurinhas e depois comprou mais 40. Quantos pacotes de figurinhas ele comprou ao todo?

12) Magali gastou R$ 800,00 do que possuía e ainda ficou com R$ 200,00. Quantos reais ela tinha?
13) Na fazenda do Chico Bento havia 132 galinhas num galinheiro e 40 em outro. Chico Bento vendeu 92 galinhas. Quantas galinhas ainda sobraram?
14) N) No início do ano, a classe da Mônica possuía um certo número de alunos. No final do 1º semestre saíram 10 alunos e no início do 2º semestre foram matriculados mais 8, totalizando, agora, 28 alunos. Quantos alunos havia nessa classe no início do ano?
15) O) A biblioteca da escola do Cebolinha adquiriu livros de ciências, português e história. Os livros de história eram em números de três a mais que os de português e, estes, seis a mais que os de ciências. Qual a quantidade de livros adquirida se os livros de ciências eram vinte e cinco?


OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TIVER COMO IMPRIMIR A ATIVIDADE PARA RECORTAR E COLAR, PODE FAZER À MÃO COM OS CÁLCULOS BEM DETALHADOS E ENVIAR.

 
ATIVIDADE PARTE 2 - PARA ALUNOS DO OITAVO E NONO ANO .

Tema: Multiplicação e Potenciação em Z
I. Reflita e internalize o questionamento a seguir:
 Você sabia que a multiplicação de números inteiros é uma soma de parcelas iguais?
Exemplos:
a) (+3).(+5)  =  3.(+5)  =  (+5) + (+5) + (+5)  =  +15
b) (+3).(-5)  =  3.(-5)  =  (-5) + (-5) + (-5)  =  -15 
c) (-3).(+5)  =  -(+3).(+5)  =  -(+15)  =  -15
d) (-3).(-5)  =  -(+3).(-5)  =  -(-15)  = +15 
Nesses exemplos, observamos as seguintes regras de sinais para a multiplicação.

 
Multiplicação com mais de dois números relativos.
 Multiplicamos o primeiro número pelo segundo, o produto obtido pelo terceiro e assim, sucessivamente até o último fator.
 a) (-2).(+3).(+5) = (-6).(+5) = -30
 b) (-2).(-3).(-4).(-5) = (+6).(-4).(-5) = (-24).(-5)`= +120
 Propriedades da multiplicação:
 a) Comutativa→ (-2).(+5) = (+5).(-2)= -10  
b) Elemento neutro→ (-7).(+1) = (+1).(-7)= -7
c) Associativa → [(-3).(+2)].(-4) = (-3).[(+2).(-4)]=(-3).(-8) = +24
d) Distributiva→(-2).[(-3) + (+4)] = (-2).(-3) + (-2).(+4) = +6 – 8 = -2
Potenciação em Z

Potências de expoente Natural
 Em uma rua há duas árvores, cada árvore com dois ninhos, cada ninho com dois ovos. Quantos são os ovos?                                                                                      



Podemos resolver esse problema assim:                    
2.2.2 = 8 ovos

Essa multiplicação de fatores iguais pode ser escrita na forma de potência: 
2³ = 2.2.2 = 8

Podemos indicar o total de ovos por 2³ ou 8.

Na potência 2³ = 8, temos que: 
                   2 é a base (fator que se repete); 
                   3 é o expoente (número de vezes que o fator se repete);
                   8 é a potência (resultado).


II. Hora de praticar!


1. Complete a tabela da multiplicação.

 
a) Qual é o resultado da multiplicação quando um dos fatores é zero?

b) Qual é o sinal do produto quando os dois fatores têm sinais iguais?

c) Qual é o sinal do produto quando os dois fatores têm sinais diferentes?


2. Num jogo, cada cartão azul vale 10 pontos e cada cartão vermelho vale -10 pontos.



Acesso em: 08 jun. 2020.

 Disponível em: http://educacionalplenus.com.br/matematicapotenciacao-exercicios/
 Acesso em: 08 jun. 2020 (Adaptado).

 Acesso em: 08 jun. 2020. (Adaptado) 
ONDE ENCONTRO O CONTEÚDO.
ASSIS, Miguel. Tempo de Matemática, 7: ensino fundamental/Miguel Assis. 2 ed. São Paulo: Editora Brasil. 
GAY, Mara Regina Garcia. Araribá Plus Matemática. Editora Moderna, 5ª edição, 2018.

OBJETIVOS.
- Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros;
- Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos;
- Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura pode ser obtidos utilizando os mesmos procedimentos.




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