LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA - 5ª QUINZENA
ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LAURA MARIA
CHAGAS DE ASSIS – 6° GERE
Rua Gilmar Pereira de Queiroz, s/n-
Camuxinga – Santana do Ipanema – AL – Fone (82)3621-3574
E-mail: escolalaurachagas.see.al@gmail.com
ROTEIRO
DE ESTUDOS
ETAPA:
Ensino
fundamental
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PERIÓDO:
17/06/2020 a 30/06/2020
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COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
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Zozeano
– E-mail: sofiazozeano@gmail.com
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TEMA
NORTEADOR: Indicadores de saúde
Subtema: “A
importância de uma alimentação saudável”
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LABORATÓRIO:
Matemática
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Olá, estudantes do Sexto, Sétimo,Oitavo e Nono Ano,
saudações!
Durante
a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada,
não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas
coisas. Que tal organizar os estudos? Organizar os conteúdos e aprender a
fazer a gestão do tempo para estudar melhor?
Agora
é hora de iniciar as atividades.
Bons
estudos!!
TEMA:
Indicadores de saúde
Você
já ouviu falar dos indicadores de saúde?
Conforme
a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os indicadores de saúde são
entendidos como medidas que sinalizam informações importantes sobre
particularidades do estado de saúde de uma pessoa. Um exemplo disso, é o
cálculo do Índice de Massa Corporal, conhecido como IMC.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número
obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo
quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela
Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com
relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.
Por
exemplo:
Uma
pessoa de 1,80m de altura e com massa corporal de 90 kg tem IMC igual a:
IMC
= 90/1,80 x 1,80 = 90/3,24 = 27,77
OBS:
Após o cálculo do IMC, é necessária a utilização de uma tabela de
classificação de sobrepeso e obesidade. Posteriormente é feita a comparação
do resultado com os IMC de corte, diagnosticando e identificando a real
situação de composição corporal e estado nutricional dos indivíduos em
questão.
A Associação Brasileira para o Estudo da
Obesidade estabeleceu uma tabela que aponta o grau de obesidade de acordo com
o IMC.
Fonte: Associação Brasileira para o Estudo
de Obesidade
Agora, responda às seguintes
questões:
1.
Qual é o IMC de uma pessoa com massa igual a 75 kg e altura igual a 1,68m?
Encontre na tabela, a situação desta pessoa.
2.
Calcule o IMC das pessoas de sua família que moram com você e diga qual a
situação de cada um.
3.
Caso algum membro da família apresente IMC fora da normalidade, tente descobrir
quanto de massa precisa ganhar ou perder, para alcançar o peso ideal.
4.
Se puder, acesse o site da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e
utilize a calculadora disponível no site para comparar seus resultados.
ONDE
ENCONTRO O CONTEÚDO
Associação
Brasileira para Estudo da Obesidade:
Link para o vídeo “A importância de uma
alimentação saudável”:
Sobre o cálculo do IMC, assista ao vídeo:
OBJETIVO
Compreender
o papel social da matemática na qualidade de vida das pessoas.
DEPOIS
DA ATIVIDADE
Se
tiver assistido ao vídeo “A importância de uma alimentação saudável”,
converse com sua família sobre as ideias que percebeu no conteúdo do vídeo. E
você, já pensou em modificar algum hábito alimentar?
ATIVIDADE PARTE 2 - PARA ALUNOS DO SEXTO E SÉTIMO ANO
DESAFIO 1- MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Recorte
e cole as figurinhas nas respostas corretas.
Assista
o vídeo abaixo:
DESAFIO 2 - DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Recorte
e cole as figurinhas nas respostas corretas.
Assista
o vídeo abaixo:
DESAFIO 3 – PROBLEMAS MATEMÁTICOS
ENVOLVENDO NÚMEROS NATURAIS
Resolva
os problemas matemáticos abaixo e complete a cruzadinha com o resultado
encontrado.
1) Em uma caixa d`água
há 800 litros de água. Os moradores da casa de Cebolinha utilizaram em um dia
300 litros desta caixa. Quantos litros de água ainda sobraram na caixa?
2)
Faz 26 dias que a coelha da Magali deu à luz a uma ninhada. Sabemos que
filhotes de coelho só abrem os olhos depois de 11 dias de nascido. Há quantos
dias os coelhinhos abriram os olhos?
3) O
ônibus que leva a Mônica para a escola rodou 156 quilômetros durante a manhã
e 144 quilômetros no período da tarde. Quantos quilômetros o ônibus rodou
este dia?
4)
Cascão e Cebolinha compraram 108 bolinhas de gude e pagaram R$ 216,00. Deste
valor, Cebolinha pagou R$ 116,00 pelas suas bolinhas. Qual foi o valor pago
por Cascão?
5)
Chico Bento comprou 8 galinhas e pagou R$ 104,00. Quantos reais custou cada
galinha?
6)
Chico Bento comprou por R$ 800,00 um atum com 20 kg. Ele vendeu cada quilo de
atum por R$ 60,00. Quanto ele lucrou ao vender os 20kg de atum?
7)
Chico Bento comprou 7 dúzias de bananas. Distribuiu duas para cada macaco e
comeu quatro, não sobrando nenhuma banana. Quantos macacos ele alimentou?
8) O
supermercado que o pai do Cascão trabalha recebeu um estoque de enlatados com
300 latas. Dessas latas, 15 foram devolvidas por estarem fora da validade, 35
foram doadas e o restante foram colocadas igualmente em 5 prateleira. Foram
colocadas quantas latas em cada prateleira?
9) A
mãe da Magali comprou 10 pacotes de bombons por R$ 50,00 cada um. Quantos
reais ela pagou nos 10 pacotes?
10)
No prédio onde Cebolinha foi visitar um primo há 20 andares, em cada andar há
3 apartamentos. Quantos apartamentos há nesse prédio?
11)
Cascão comprou 30 pacotes de figurinhas e depois comprou mais 40. Quantos
pacotes de figurinhas ele comprou ao todo?
12)
Magali gastou R$ 800,00 do que possuía e ainda ficou com R$ 200,00. Quantos
reais ela tinha?
13)
Na fazenda do Chico Bento havia 132 galinhas num galinheiro e 40 em outro.
Chico Bento vendeu 92 galinhas. Quantas galinhas ainda sobraram?
14)
N) No início do ano, a classe da Mônica possuía um certo número de alunos. No
final do 1º semestre saíram 10 alunos e no início do 2º semestre foram
matriculados mais 8, totalizando, agora, 28 alunos. Quantos alunos havia
nessa classe no início do ano?
15)
O) A biblioteca da escola do Cebolinha adquiriu livros de ciências, português
e história. Os livros de história eram em números de três a mais que os de
português e, estes, seis a mais que os de ciências. Qual a quantidade de
livros adquirida se os livros de ciências eram vinte e cinco?
ATIVIDADE PARTE 2 - PARA ALUNOS DO
OITAVO E NONO ANO .
Tema: Multiplicação e
Potenciação em Z
I. Reflita e internalize o
questionamento a seguir:
Você sabia que a multiplicação de números
inteiros é uma soma de parcelas iguais?
Exemplos:
a) (+3).(+5) =
3.(+5) = (+5) + (+5) + (+5) = +15
b) (+3).(-5) =
3.(-5) = (-5) + (-5) + (-5) =
-15
c) (-3).(+5) =
-(+3).(+5) = -(+15)
= -15
d) (-3).(-5) =
-(+3).(-5) = -(-15)
= +15
Nesses exemplos, observamos as
seguintes regras de sinais para a multiplicação.
Multiplicação com mais de dois
números relativos.
Multiplicamos o primeiro número pelo segundo,
o produto obtido pelo terceiro e assim, sucessivamente até o último fator.
a) (-2).(+3).(+5) = (-6).(+5) = -30
b) (-2).(-3).(-4).(-5) = (+6).(-4).(-5) =
(-24).(-5)`= +120
Propriedades da multiplicação:
a) Comutativa→ (-2).(+5) = (+5).(-2)= -10
b) Elemento neutro→ (-7).(+1)
= (+1).(-7)= -7
c) Associativa → [(-3).(+2)].(-4)
= (-3).[(+2).(-4)]=(-3).(-8) = +24
d) Distributiva→(-2).[(-3) +
(+4)] = (-2).(-3) + (-2).(+4) = +6 – 8 = -2
Potenciação em Z
Potências de expoente Natural
Em uma rua há duas árvores, cada árvore com
dois ninhos, cada ninho com dois ovos. Quantos são os ovos?
Podemos resolver esse problema
assim:
2.2.2 = 8 ovos
Essa multiplicação de fatores
iguais pode ser escrita na forma de potência:
2³ = 2.2.2 = 8
Podemos indicar o total de
ovos por 2³ ou 8.
Na potência 2³ = 8, temos
que:
2 é a base (fator que se
repete);
3 é o expoente (número de
vezes que o fator se repete);
8 é a potência (resultado).
II. Hora de praticar!
1. Complete a tabela da
multiplicação.
a) Qual é o resultado da
multiplicação quando um dos fatores é zero?
b) Qual é o sinal do produto quando os dois fatores têm sinais iguais?
c) Qual é o sinal do produto
quando os dois fatores têm sinais diferentes?
Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/218296
2. Num jogo, cada cartão azul
vale 10 pontos e cada cartão vermelho vale -10 pontos.
Acesso em: 08 jun. 2020.
Disponível em: http://educacionalplenus.com.br/matematicapotenciacao-exercicios/
Acesso em: 08 jun. 2020 (Adaptado).
Disponível em: < http://matematicojorge.no.comunidades.net/potenciacao>
Acesso em: 08 jun. 2020. (Adaptado)
ONDE ENCONTRO O CONTEÚDO.
ASSIS, Miguel. Tempo de
Matemática, 7: ensino fundamental/Miguel Assis. 2 ed. São Paulo: Editora
Brasil.
GAY, Mara Regina Garcia.
Araribá Plus Matemática. Editora Moderna, 5ª edição, 2018.
OBJETIVOS.
- Resolver e elaborar
problemas que envolvam operações com números inteiros;
- Resolver um mesmo problema
utilizando diferentes algoritmos;
- Reconhecer que as resoluções
de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura pode ser obtidos utilizando
os mesmos procedimentos.
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