QUINZENA 04 - LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LAURA MARIA
CHAGAS DE ASSIS – 6° GERE
Rua Gilmar Pereira de Queiroz, s/n-
Camuxinga – Santana do Ipanema – AL – Fone (82)3621-3574
E-mail: escolalaurachagas.see.al@gmail.com
ROTEIRO
DE ESTUDOS
ETAPA:
Ensino
fundamental
|
PERIÓDO: 03/06/2020/ a 16/06/2020
Quinzena 4.
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COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
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DOCENTES:
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TEMA
NORTEADOR: Educação Financeira
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LABORATÓRIO:
Matemática
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Olá,
estudante do Sexto e Sétimo Ano!
Durante
a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada,
não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas
coisas. Que tal organizar os estudos? Organizar os conteúdos e aprender a
fazer a gestão do tempo para estudar melhor?
Agora é
hora de iniciar as atividades.
Bons
estudos!!
TEMA:
Educação Financeira
Você
sabia que a Matemática Financeira a cada dia que passa se torna mais presente
e frequente no nosso cotidiano? E que quanto mais cedo ela nos é apresentada,
espera-se que seja mais fácil a nossa relação com as finanças e com um
consumo mais consciente.
Pensando
nisso, vamos fazer a leitura do texto abaixo:
Você
sabia que não é todo mundo que vê com bons olhos o seu cofrinho?
Em
geral, eles têm a forma de um porco. Mas alguns apresentam outros
formatos. Pode ser o de um botijão de
gás ou até mesmo o de um fusca. Porém, o que todos têm em comum é o seu
conteúdo: moedas e mais moedas. Sim, estamos falando dos cofrinhos. De uns
tempos para cá, eles viraram mania em algumas cidades do Brasil. Mas não é
que o costume de poupar dinheiro dessa maneira está preocupando o governo?
Pois
é. O Banco Central do Brasil fez uma pesquisa e descobriu que, em todas as
classes sociais, há o costume de se guardar moedas em casa usando-se
cofrinhos ou similares.[...] Porém, o problema é que, atualmente, cerca de metade
das moedas em circulação no país não estão sendo efetivamente usadas. São
seis bilhões de moedas que foram colocadas em cofrinhos – ou estão esquecidas
em cantos da casa, em bolsas ou porta-níqueis.
Para
o país, isso é um tremendo prejuízo. Isso porque dinheiro custa dinheiro. Ao
fazer uma moeda de um real, por exemplo, gastam-se 26 centavos. E quando não
há moedas suficientes em circulação, é preciso produzir mais, gastando-se
dinheiro. Sem falar que a escassez de moedas dificulta o troco, gerando problemas
para o comércio. Para completar, nem mesmo quem entende de finanças sai em
defesa dos porquinhos.
Segundo
Cássia D’Almeida, especialista em educação financeira [...], melhor que
cofrinhos, [que na maioria das vezes só permite descobrir quanto se conseguiu
juntar, quando são quebrados], é utilizar um pote transparente com tampa, que
permita ver o quanto de dinheiro está sendo acumulado ao longo dos dias, e
trocar as moedas por notas quando for atingido uma determinada quantidade.
Outra alternativa é optar por um porquinho que permita retirada do dinheiro
sem que seja obrigatório quebrá-lo.
Fonte:
Projeto Araribá: matemática/ organizadora Editora Moderna; Editor responsável
Fábio Leonardo.
1. Agora,
responda às questões:
a) De acordo com o texto, o que está
acontecendo com as moedas no Brasil?
b) Por que a falta de moeda em circulação
preocupa o governo?
c) Quantos reais o governo gasta ao
produzir, por exemplo, R$9.000,00 em moedas de um real?
d) Quais os três valores de moeda que mais
fazem falta, segundo a pesquisa do Banco Central do Brasil?
e) Qual é a alternativa que o texto traz
para juntar dinheiro? Você concorda com ela?
f) A escassez de moedas gera problemas
também no comércio. Que tipo de problema seria?
ONDE
ENCONTRO O CONTEÚDO
Para
saber mais, se tiver acesso a internet, assista os vídeos sugeridos e acesse
os sites:
LEONARDO. Fabio Martins de. Projeto Araribá:
matemática / obra coletiva, Concebida,desenvolvida e produzida pela Editora
Moderna; 3ª. ed. – Säo Paulo: Moderna, 2010.
OBJETIVO
Refletir
sobre o consumo, uso do dinheiro, e sobre a importância de poupar para
alcançar objetivos.
DEPOIS
DA ATIVIDADE
Faça
uma breve pesquisa sobre como utilizar o dinheiro de forma consciente e
escreva em seu caderno sugestão para poupar dinheiro diferente da apresentada
no texto.
ATIVIDADE
2 – COMPLEMENTAR
DESAFIO COM DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista
o vídeo abaixo para responder às questões 1), 2) e 3:
DESAFIO
COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Assista
o vídeo abaixo para responder a questão 4.
4)
Recorte as figurinhas e cole no resultado correto.
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO TIVER COMO
IMPRIMIR A ATIVIDADE PARA RESPONDER A QUESTÃO 4) QUE É PARA RESOLVER, CORTAR E COLAR, PODE FAZER À MÃO MESMO ENVIAR OS CÁLCULOS DETALHADOS.
|
Olá,
estudante do Oitavo e Nono Ano!
A
matemática é pura diversão!
Como
podemos descobrir isso? Observe seu dia a dia durante quarentena. Pense
rapidamente em tudo que você já fez desde a hora que acordou até agora.
Pensou? Agora comece a identificar cada momento que você utilizou a
matemática. Você tem jogado muito? os jogos são puros pensamentos
matemáticos. Você tem assistido aos noticiários e percebido que a escala e
números de infectados sofre alterações matemática a cada notícia? Ajudou
alguém próximo de você a resolver um problema? Resolver problemas de qualquer
ordem é um pensamento matemático!
Agora é
hora de iniciar as atividades.
Bons
estudos!!
TEMA:
Educação Financeira
Você
sabia que a Matemática Financeira a cada dia que passa se torna mais presente
e frequente no nosso cotidiano? E que quanto mais cedo ela nos é apresentada,
espera-se que seja mais fácil a nossa relação com as finanças e com um
consumo mais consciente.
Pensando
nisso, vamos fazer a leitura do texto abaixo:
Texto
1: Introdução à Educação Financeira
A
Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar
gastos, poupar e acumular dinheiro. É
muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto
no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os
prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais
imprevistos.
A
famosa fábula da “Formiga e da Cigarra” exemplifica muito bem uma
eterna questão que tentamos resolver diariamente: “Será melhor
simplesmente aproveitar o dia de hoje ou nos preparar para o futuro”?
Traduzindo
isto em um exemplo prático, suponha que você esteja passeando em um shopping
e passa por uma loja com aquela roupa fantástica que você sempre sonhou. Você
não tem mais dinheiro para o mês. O que você faz?
-
Compra a roupa no cartão, em 3 vezes, afinal você merece. Nunca se sabe o dia
de amanhã, mas ele vai sentir melhor com esta roupa nova;
-
Não compra naquele momento. Mas volta para casa e começa a planejar o que
fazer para economizar e comprá-la daqui a 3 meses;
-
Não compra naquele momento e nem depois. Afinal você tem outros objetivos
mais importantes e prioritários que você deseja cumprir antes da compra da
roupa.
Existe
uma resposta correta? Não. Aliás, você pode escolher respostas diferentes de
acordo com o momento da sua vida. O mais importante é que você escolha a sua
resposta de modo consciente, que conheça as implicações de sua decisão e
tenha uma atitude equilibrada. Isto é Educação Financeira.
ATIVIDADE
Após
a leitura do texto acima, pegue o seu caderno ou bloco de anotações e
responda às indagações abaixo:
a)
Nas suas aulas de Matemática, com o seu professor e os seus colegas de turma,
vocês já dialogaram sobre Educação Financeira?
b) É bem provável que você já tenha ouvido
falar sobre Educação Financeira em casa com os seus pais, na televisão
assistindo o jornal ou vendo algum programa de televisão e até mesmo nas redes
sociais. Após a leitura do texto e rememorando as suas memórias sobre o tema
proposto, com suas palavras, o que você entende por Educação Financeira?
c)
Você já ouviu falar sobre Planejamento Financeiro? Com suas palavras,
explique o pode significar.
d)
Alguns pais geralmente dão uma quantia semanal ou mensal para os seus filhos,
à qual comumente chamamos de mesada. Você recebe algum valor de mesada? Se
sim, esse valor costuma ser semanal ou mensal? Se recebe, costuma economizar
esse dinheiro ou costuma gastar todo porque sabe que receberá mais depois?
e)
Vamos supor que você deseja ter um novo Smartphone e que esse aparelho custa
R$ 980,00. Supondo que você receba uma mesada semanal de R$ 15,00, quantas
semanas você precisará economizar para comprar o tão desejado Smartphone?
f)
Pensando na situação do item e), será que seria um consumo consciente
economizar para comprar o tão sonhado Smartphone? Por quê?
g)
Supondo que você recebe uma mesada mensal de R$ 95,00 e precisa administrar
esse dinheiro para que não lhe falte durante o mês. Desse valor, você precisa
gastar R$ 4,00 por dia com a merenda na escola. Se você realmente merendar
todos os dias e não gastar nada além disso, quanto é o seu gasto mensal?
Quanto você economiza ao final do mês?
h) Analisando ainda a situação do item g),
sabemos que alguns meses tem 4 semanas e outros tem 5 semanas. Num mês de 5
semanas, R$ 95,00 de mesada, seria suficiente para bancar o lanche do mês?
Sobraria ou Faltaria? Quanto sobraria ou quanto faltaria? Se faltar, o que
fazer?
ONDE
ENCONTRO O CONTEÚDO.
OBJETIVO
- Mostrar a importância e a necessidade de
se trabalhar com o tema Educação Financeira na escola, como algo importante
para o uso consciente dos recursos financeiros e para a necessidade de um
planejamento financeiro responsável.
DEPOIS
DA ATIVIDADE.
Após
a realização da atividade, converse com pessoas da sua família e compartilhe
com eles sobre o que aprendizado de hoje. Aproveite e peça para
compartilharem com você como realizam o planejamento mensal da família e
aprenda cada vez mais!
Atividade
complementar.
Dando continuidade ao
roteiro da quinzena anterior (adição e subtração de números inteiros), agora
chegou a vez da multiplicação e divisão.
Assista o vídeo abaixo:
Fique
atento aos conteúdos abaixo, faça a leitura e em seguida responda às questões
propostas. Não esqueça de anotar as respostas!
DICA! • O produto de qualquer
número inteiro por 1 é sempre o próprio número. • Se um dos fatores for zero,
o produto é zero.
1. Agora é com
você:
a)
(-5) x (-3)=
b)
(-1) x 3 =
c)
(-1) x (-4) =
d)
(-3) x (-1) =
e)
7 x (-1) =
f)
(-1) x (-1) =
g)
(-1) x 0 =
h)
(-1) x 1 =
Agora
multiplique todos os resultados anteriores por (-1). Você perceberá que o
produto de um número multiplicado por (-1) é o oposto desse número.
Fonte:
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6607/numerosnegativos-e-as-operacoes-de-multiplicacao-e-divisao.
.
2.
Observe e leia com atenção as multiplicações a seguir.
4 x (-5) = -20
(-4)
x (-5) = +20
(-4)
x 5 = -20
(+4)
x (+5) = +20
a) Percebeu
que o que se altera são os sinais?
Lembre-se! Os sinais iguais
resultam em um produto positivo e sinais diferentes em um negativo.
Vamos
relembrar a multiplicação de números inteiros.
Abra
seu livro didático na parte que trata sobre esse conteúdo que estamos estudando
ou pesquisa na internet e responda:
b)
Os parênteses são importantes?
c)
E se eu colocasse mais um número, por exemplo: (-4) x (+5) x (-2), qual seria
o sinal do resultado?
d)
Há diferentes estratégias de resolução?
Fonte:
adptado de : https://novaescola.org.br/plano-de-aula/954/isso-fazsentido-multiplicacao-de-numeros-inteiros
Seguindo com o
conteúdo.
Será a
vez de divisão de números inteiros. Já vamos começar entendendo que: Para dividir números inteiros, dividimos os
seus módulos e usamos a mesma regra de sinais da multiplicação.
A
divisão é a operação inversa da multiplicação. Assim, podemos relembrar a
seguinte relação:
se 3 x
7 = 21, então, 21 ÷ 3 = 7 e 21 ÷ 7 = 3
SE
LIGA NAS REGRAS!
(+) : (+) = (+)
(-) : (-) = (+)
(+) : (-) = (-)
(-) : (+) = (-)
Vamos para o primeiro
desafio?
1. A,
B, C e D representam números inteiros. Observe o quadro abaixo e responda:
+
40
|
÷
|
-10
|
=
|
A
|
B
|
÷
|
+5
|
=
|
-3
|
-45
|
÷
|
C
|
=
|
+9
|
-35
|
÷
|
-5
|
=
|
D
|
a)
Qual é o valor de A?
b)
Qual é o valor de B?
c)
Qual é o valor de C?
d) Qual é o valor de D?
e) Qual é o valor de A + B x C - D?
Outro
desafio!
2.
Complete as lacunas.
a)
27 ÷ (-3) = ____________, pois ________ x (-3) = ___________.
b)
(-42) ÷ (-3) = ___________, pois ________ x (-3) = _________.
c)
(-64) ÷ 8 = ____________, pois ________ x 8 = _____________.
d)
75 ÷ 5 = ____________, pois ________ x 5 = _______________.
Finalizando
os desafios!
O
técnico de um time de futebol apresentou aos jogadores o quadro a seguir, que
indica a posição do time após seis partidas. Sabendo que o técnico tem por hábito
usar o sinal de + para gols feitos e o sinal de - para gols sofridos, calcule
quantas partidas esse time ganhou, perdeu e empatou. Qual foi o saldo de gols
após as seis partidas
1ª partida
|
+3
|
-4
|
2ª partida
|
+2
|
-2
|
3ª partida
|
+2
|
-3
|
4ª partida
|
+2
|
-1
|
5ª partida
|
+1
|
0
|
6ª partida
|
+1
|
-2
|
Resultado
|
|
|
ATENÇÃO!
O quociente de dois números com sinais iguais é positivo. O quociente de dois
números negativos, com sinais contrários, é negativo. Não existe a divisão
por zero: não faz sentido dividir em 0 partes.
Extraído
de: OLIVEIRA, NAIRA CRISTINA VIEIRA LEMOS DE. Caderno do aluno- Matemática,
1º bimestre. IN: São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Caderno do
aluno, 2017
Mais
dicas!
1º)
Divisão de um número positivo por um número negativo. 60 ÷ (-12) = -5
2º)
Divisão de um número negativo por um número positivo. (-50) ÷ 5 = -10
3º)
Divisão de um número negativo por outro número negativo. (-240) ÷ (-30) = +8
EM
TODOS OS CASOS, BASTA BUSCAR UM NÚMERO QUE MULTIPLICADO PELO DIVIDENDO SEJA
IGUAL AO DIVISOR. E ATENTAR-SE PARA A REGRA DE SINAIS NA MULTIPLICAÇÃO.
Observações:
-Zero
dividido por qualquer número, positivo ou negativo, é sempre zero.
-Não existe divisão por zero. Ex: 18 ÷ 0 ⇾ Não há um número em que o
produto por zero seja 18.
OBJETIVOS.
Descobrir
os resultados da multiplicação dos números inteiros reconhecendo as
propriedades da multiplicação de inteiros.
Efetuar
a divisão de números inteiros levando em consideração o jogo de sinais.
Desenvolver
o raciocínio lógico e estimular a curiosidade percebendo a presença da
matemática.
1 Comentários
Não estou conseguindo responder a questão quatro pq os números estão pixelizados e não estou conseguindo enxergar sou do sexto ano a
ResponderExcluirNome: Massimo Paulo da silva