LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS INOVADORAS E INICIATIVAS SOCIAIS E COMUNITÁRIAS- 5 quinzena
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS INOVADORAS E INICIATIVAS SOCIAIS E COMUNITÁRIAS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA LAURA CHAGAS DE ASSIS
5º QUINZENA
TEMAS: Crescimento urbano desordenado
PROFESSOR - CLEANE KARLA DA SILVA,
DANIELA SOARES DA SILVA,
JACILDA MENEZES,
MARIA DE LOURDES CARVALHO BEZERRA.
TURMA - 6ºA, 6ºB,7ºA, 8º A, 9°A, 9°B.
PERÍODO DO ESTUDO - 5ª QUINZENA DATA DE ENTREGA: 26/06/2020
ETAPA - ENSINO FUNDAMENTAL
HABILIDADES -
(EF01GE01)
Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia,
escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF03GE11)
Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico
natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
OBJETIVO: Trazer um olhar mais crítico, instigar
os alunos a falarem sobre suas reflexões e escolhas, deixando-os dizerem como
chegaram a essas conclusões. É importante ouvi-los (as) e valorizar esse
momento.
CARO ESTUDANTE,
Este roteiro
tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades em casa. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados e definidos por ele, respeitem os prazos.
Faça suas anotações no diário de bordo!!!
ATIVIDADE INICIAL:
Crescimento urbano desordenado e chuvas de verão: combinação perigosa
O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram
consequências graves para a situação de moradia no Brasil, tais como enchentes,
desmoronamentos, mortes, etc. No Brasil, infelizmente, tornaram-se comuns vários
problemas consequentes das chuvas ao longo dos primeiros meses do ano em várias
regiões do país. Enchentes, desmoronamentos, destruição e vidas ceifadas em
consequência dos fortes temporais permeiam os noticiários nessa época, mas as
causas dessas tragédias não se revelam apenas pela compreensão da lógica dos
fenômenos naturais. As explicações são mais complexas e um olhar mais atento ao
processo de conformação dos aglomerados urbanos se faz necessário para se
elaborar uma compreensão mais ampla.
A partir da segunda metade do século XX, o
Brasil passou por uma aceleração de seu processo de industrialização e,
consequentemente, de urbanização, momento no qual a população deixou de ficar
na parte rural para tornar-se urbana. Nesse sentido, os centros urbanos nos
quais se concentravam as indústrias e o comércio passaram a receber uma enorme
quantidade de pessoas vindas das regiões rurais para
região urbana. Surgia, dessa forma, uma demanda social por moradias,
equipamentos e infraestrutura urbanos.
No entanto,
restavam apenas as regiões periféricas que ao longo das décadas formariam os
chamados subúrbios, a grande maioria com deficiências de infraestrutura
fundamentais além de terrenos nem sempre com condições favoráveis à construção
de casas. Restando como opção a ocupação de morros, encostas, margens de rios e
córregos, ora invadindo-se áreas públicas e privadas, dando-se origem às
favelas, ora adquirindo-se terrenos em loteamentos irregulares ou clandestinos.
Contudo, esse
quadro se repete em várias regiões metropolitanas em todo o Brasil. Dessa
maneira, chama-se atenção para esse problema da ocupação irregular ou
desordenada do solo nos grandes centros urbanos, uma vez que esse fenômeno cria
condições de risco, expondo milhares de famílias à possibilidade de tragédias
causadas pelas chuvas. Deve-se considerar que a impermeabilização exacerbada do
solo, o desmatamento de encostas e regiões próximas ao que se considera como leito
natural dos rios e as constantes movimentações de terra que contribuem para
o assoreamento destes são outras consequências diretas do crescimento urbano, e
ao mesmo tempo complicadoras dos problemas advindos do período de chuvas. Há uma relação direta entre o crescimento
da população urbana e o uso e a ocupação do solo de forma desordenada, com
falta ou ineficácia de planejamentos eficazes.
Texto:
Paulo Silvino Ribeiro
Colaborador
Brasil Escola
Bacharel
em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Mestre
em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de
Mesquita Filho"
Doutorando
em Sociologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
ASSISTA também os vídeos de
consequências do crescimento desordenado nas cidades.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Assim avaliarei:
● A pontualidade e comprometimento;
● Clareza nas respostas;
● Criatividade;
● Oralidade e escrita.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
V QUINZENA 6º E 7º ANO
Profª Jacilda Menezes Data De Entrega: 26/06/2020
Profª Jacilda Menezes Data De Entrega: 26/06/2020
Aluno(a):
Turma :
1) Considere as seguintes afirmações que tratam do ambiente em
grandes centros urbanos:
I. O aumento da temperatura em face do adensamento de
construções, do asfaltamento de ruas e avenidas e da rarefação ou ausência de
vegetação tende a gerar as “ilhas de calor”.
II. Em geral, a expansão nos grandes centros urbanos brasileiros
tem sido realizada em terrenos ambientalmente estáveis e com baixa
vulnerabilidade à ocupação.
III. Comumente, as áreas de risco à ocupação correspondem aos
fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes.
IV. Parques, áreas verdes e matas ciliares, contribuem para a
melhoria do clima urbano, amenizando os gradientes térmicos.
Está correto o que se afirmar em
a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e IV apenas.
2. (UEPA) O
crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento
tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez
mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência
urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos
espaços urbanos-industriais é correto afirmar que:
a) os resíduos
domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados,
problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos
sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
b) as ações
antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial
e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo,
alcançar os depósitos subterrâneos.
c) os conflitos
sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de
políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento
de milhões de pessoas do campo para a cidade.
d) a violência urbana,
problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda,
à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na
maioria dos países europeus.
e) a chuva ácida
ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a
destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a
fertilização dos solos agricultáveis.
03) Quando falamos
sobre problemas ambientais urbanos, é preciso considerar alguns fatores que vão
contribuir significativamente para que o meio ambiente seja impactado de forma
negativa.
Marque as alternativas
abaixo que corresponde a impacto negativo ambiental devido ao crescimento
urbano.
a) Esgoto a céu aberto
b) Poluição sonora
c) emissão de gases poluentes
d) despejo de esgotos nos rios
e) lixos urbanos
04) Em março de 2020
alguns moradores de Santana do Ipanema sofreu uma enchete onde várias famílias
ficaram desabrigadas. ‘’As chuvas intensas representam um fenômeno da natureza,
mas o desastre não é natural', Então o
que você diria as famílias que foram vítimas da enchente fazer para não sofrer tais danos novamente.
Responda com suas palavras:
Atividade de Ciências
V quinzena 8º e 9º Ano
Profª Cleane Karla
Data De Entrega: 26/06/2020
Aluno(a):
Ano:
1) De acordo com o texto o que
provocou o crescimento desordenado nas cidades?
2) Como eram chamadas as regiões periféricas que ao longo das décadas, quais as
características dessas regiões e onde elas estavam localizadas na cidade?
3) Você conhece alguém que foi
atingido por desastres relacionados a moradia em lugares inapropriados?
Se sim faça com ele estilo
entrevista peça para relatar o que ocorreu e o que fez ele morar nesse
determinado lugar?
Se não, você tem conhecimento de
algum desastre que ocorreu com moradores de áreas inapropriadas descreva o que
acorreu.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA V quinzena 6°ANO “A”
e “B
Aluno (a): Turma:
PROFESSORA: DANIELA SOARES Data de
entrega:26/06/2020
1-Quais são as principais
consequências com crescimento desordenado
urbano para população?
2-Qual principal fator do
crescimento desordenado? cite exemplos:
3-Sabemos com crescimento urbano
desordenado e as chuvas de verão, existem várias consequências quais são elas?
4-Faça um desenho ou cole imagens
recortadas de livros, revistas em seu caderno sobre o crecimento urbano
desordenando
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA V quinzena 7°ANO
Aluno (a): Turma:
PROFESSORA: DANIELA SOARES Data de
entrega:26/06/2020
1- Quais são os principais motivos
que levaram para o crescimento urbano desordenado?
2-Quais são as consequências que
ocorrem com a chegada da chuva de verão nos centros urbanos, principalmente que
mora áreas de risco como: próximo aos leitos dos rios? Cite exemplos:
3-sabemos que o crescimento urbano
acelerado nos últimos tempos sendo a parti da segunda metade do século XX, com
aceleração da industrialização. Com isso o que levou as pessoas saírem do meio
rural para urbano?
4-Cole imagens de livros, revistas
ou impressas, e faça um mapa mental falando sobre o crescimento desordenado e
suas consequências para população urbana. (pode desenhar)
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA V quinzena 8º A, 9º A e B
Aluno (a): Turma:
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES Data de
entrega:26/06/2020
1º) O QUE É UM CRESCIMENTO DESORDENADO?
2º) QUAIS AS CONSEQUENCIAS DO
CRESCIMENTO URBANO DESORDENADO?
3º) O QUE PROVOCA A URBANIZAÇÃO?
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