LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS INOVADORAS E INICIATIVAS SOCIAIS E COMUNITÁRIAS

 ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA LAURA CHAGAS DE ASSIS

5º QUINZENA

TEMAS: Crescimento urbano desordenado 


PROFESSOR -   CLEANE KARLA DA SILVA,  
                            DANIELA SOARES DA SILVA,       
                            JACILDA MENEZES,   
                         MARIA DE LOURDES CARVALHO BEZERRA.

TURMA - 6ºA, 6ºB,7ºA, 8º A, 9°A, 9°B.

PERÍODO DO ESTUDO -  5ª QUINZENA                       DATA DE ENTREGA: 26/06/2020

ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL

HABILIDADES  - 
 (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.

OBJETIVO: Trazer um olhar mais crítico, instigar os alunos a falarem sobre suas reflexões e escolhas, deixando-os dizerem como chegaram a essas conclusões. É importante ouvi-los (as) e valorizar esse momento.

CARO ESTUDANTE,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades em casa. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados e definidos por ele, respeitem os prazos.

Faça suas anotações no diário de bordo!!!


          ATIVIDADE INICIAL:

Crescimento urbano desordenado e chuvas de verão: combinação perigosa




O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram consequências graves para a situação de moradia no Brasil, tais como enchentes, desmoronamentos, mortes, etc. No Brasil, infelizmente, tornaram-se comuns vários problemas consequentes das chuvas ao longo dos primeiros meses do ano em várias regiões do país. Enchentes, desmoronamentos, destruição e vidas ceifadas em consequência dos fortes temporais permeiam os noticiários nessa época, mas as causas dessas tragédias não se revelam apenas pela compreensão da lógica dos fenômenos naturais. As explicações são mais complexas e um olhar mais atento ao processo de conformação dos aglomerados urbanos se faz necessário para se elaborar uma compreensão mais ampla.
 



A partir da segunda metade do século XX, o Brasil passou por uma aceleração de seu processo de industrialização e, consequentemente, de urbanização, momento no qual a população deixou de ficar na parte rural para tornar-se urbana. Nesse sentido, os centros urbanos nos quais se concentravam as indústrias e o comércio passaram a receber uma enorme quantidade de pessoas vindas das regiões rurais para região urbana. Surgia, dessa forma, uma demanda social por moradias, equipamentos e infraestrutura urbanos. 

No entanto, restavam apenas as regiões periféricas que ao longo das décadas formariam os chamados subúrbios, a grande maioria com deficiências de infraestrutura fundamentais além de terrenos nem sempre com condições favoráveis à construção de casas. Restando como opção a ocupação de morros, encostas, margens de rios e córregos, ora invadindo-se áreas públicas e privadas, dando-se origem às favelas, ora adquirindo-se terrenos em loteamentos irregulares ou clandestinos.




Contudo, esse quadro se repete em várias regiões metropolitanas em todo o Brasil. Dessa maneira, chama-se atenção para esse problema da ocupação irregular ou desordenada do solo nos grandes centros urbanos, uma vez que esse fenômeno cria condições de risco, expondo milhares de famílias à possibilidade de tragédias causadas pelas chuvas. Deve-se considerar que a impermeabilização exacerbada do solo, o desmatamento de encostas e regiões próximas ao que se considera como leito natural dos rios e as constantes movimentações de terra que contribuem para o assoreamento destes são outras consequências diretas do crescimento urbano, e ao mesmo tempo complicadoras dos problemas advindos do período de chuvas. Há uma relação direta entre o crescimento da população urbana e o uso e a ocupação do solo de forma desordenada, com falta ou ineficácia de planejamentos eficazes.

Texto: Paulo Silvino Ribeiro
Colaborador Brasil Escola
Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Mestre em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Doutorando em Sociologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

ASSISTA também os vídeos de consequências do crescimento desordenado nas cidades.







ATIVIDADE AVALIATIVA:
Assim avaliarei:
●         A pontualidade e comprometimento;
●         Clareza nas respostas;
●         Criatividade;
●         Oralidade e escrita.



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS V QUINZENA 6º E 7º ANO

Profª Jacilda Menezes                                                           Data De Entrega: 26/06/2020
Aluno(a):                                                                      Turma :

1) Considere as seguintes afirmações que tratam do ambiente em grandes centros urbanos:
I. O aumento da temperatura em face do adensamento de construções, do asfaltamento de ruas e avenidas e da rarefação ou ausência de vegetação tende a gerar as “ilhas de calor”.
II. Em geral, a expansão nos grandes centros urbanos brasileiros tem sido realizada em terrenos ambientalmente estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação.
III. Comumente, as áreas de risco à ocupação correspondem aos fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes.
IV. Parques, áreas verdes e matas ciliares, contribuem para a melhoria do clima urbano, amenizando os gradientes térmicos.
Está correto o que se afirmar em
a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e IV apenas.

2. (UEPA) O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades        e          segregação   espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbanos-industriais é correto afirmar que:

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

03) Quando falamos sobre problemas ambientais urbanos, é preciso considerar alguns fatores que vão contribuir significativamente para que o meio ambiente seja impactado de forma negativa.
Marque as alternativas abaixo que corresponde a impacto negativo ambiental devido ao crescimento urbano.
a)         Esgoto a céu aberto             
b)        Poluição sonora                    
c)         emissão de gases poluentes
d)        despejo de esgotos nos rios
e)         lixos urbanos

04) Em março de 2020 alguns moradores de Santana do Ipanema sofreu uma enchete onde várias famílias ficaram desabrigadas. ‘’As chuvas intensas representam um fenômeno da natureza, mas o desastre não é natural', Então  o que você diria as famílias que foram vítimas da enchente fazer para não sofrer tais danos novamente.
Responda com suas palavras:



Atividade de Ciências V quinzena 8º e 9º Ano

Profª Cleane Karla                                                           Data De Entrega: 26/06/2020
Aluno(a):                                                                           Ano:

1) De acordo com o texto o que provocou o crescimento desordenado nas cidades?


2) Como eram chamadas as regiões periféricas que ao longo das décadas, quais as características dessas regiões e onde elas estavam localizadas na cidade?


3) Você conhece alguém que foi atingido por desastres relacionados a moradia em lugares inapropriados?
Se sim faça com ele estilo entrevista peça para relatar o que ocorreu e o que fez ele morar nesse determinado lugar?
Se não, você tem conhecimento de algum desastre que ocorreu com moradores de áreas inapropriadas descreva o que acorreu.





ATIVIDADE DE GEOGRAFIA   V quinzena 6°ANO “A” e “B

Aluno (a):                                                                                         Turma:                                                             
PROFESSORA: DANIELA SOARES                                       Data de entrega:26/06/2020

1-Quais são as principais consequências com crescimento desordenado   urbano para população?


2-Qual principal fator do crescimento desordenado? cite exemplos:


3-Sabemos com crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão, existem várias consequências quais são elas?


4-Faça um desenho ou cole imagens recortadas de livros, revistas em seu caderno sobre o crecimento urbano desordenando  


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA   V quinzena 7°ANO

Aluno (a):                                                                                            Turma:                                                          
PROFESSORA: DANIELA SOARES                                       Data de entrega:26/06/2020


1- Quais são os principais motivos que levaram para o crescimento urbano desordenado?


2-Quais são as consequências que ocorrem com a chegada da chuva de verão nos centros urbanos, principalmente que mora áreas de risco como: próximo aos leitos dos rios? Cite exemplos:


3-sabemos que o crescimento urbano acelerado nos últimos tempos sendo a parti da segunda metade do século XX, com aceleração da industrialização. Com isso o que levou as pessoas saírem do meio rural para urbano?


4-Cole imagens de livros, revistas ou impressas, e faça um mapa mental falando sobre o crescimento desordenado e suas consequências para população urbana. (pode desenhar)      




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA   V quinzena 8º A, 9º A e B

Aluno (a):                                                                                                Turma:                                                                                                                                           
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES                                       Data de entrega:26/06/2020


1º) O QUE É UM CRESCIMENTO DESORDENADO?



2º) QUAIS AS CONSEQUENCIAS DO CRESCIMENTO URBANO DESORDENADO?



3º) O QUE PROVOCA A URBANIZAÇÃO?





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