Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS - Laboratório de Língua Portuguesa e Clube da Leitura
ESCOLA
Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis
PROFESSORAS
Carine, Elivânia e Graça. 
COMPONENTES CURRICULARES
Português, Inglês e Artes.
TURMAS
6° E7° anos
PERÍODO DO ESTUDO
4ª Quinzena
DATA
03/06/2020 A 16/06/2020
ETAPA
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
HABILIDADES / OBJETIVOS
EF67LP32 – Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
EF69LP44 – Inferir a presença de valores sociais culturais e humano e de diferentes visões do mundo, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
EF09LI01 – Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
D1- Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).



Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º e 7º ANO


A interdependência entre o sol, a nuvem e a folha de papel

O mestre Zen vietnamita ThichNhatHanh chama essa relação de “inter-ser”. Ele diz que não é preciso ser um poeta para enxergar em uma simples folha de papel a existência do sol, das nuvens, da terra, de um lenhador e de um agricultor. Isso porque sem a luz e o calor do sol, sem as nuvens que carregam a água das chuvas, e sem a terra com seus nutrientes, a árvore, que é a matéria-prima utilizada para fazer a folha de papel, não teria crescido.
Se um agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para fazer o pão que alimentou o lenhador e lhe deu força e energia para cortar aquela árvore. E nós poderíamos até acrescentar que sem o motorista que levou o tronco até a fábrica de papel, e o operário que nela trabalhou, a árvore não teria se transformado na folha branca do nosso caderno. Ou seja, não teríamos onde escrever ou desenhar se para isso não tivessem contribuído o sol, a nuvem, a terra, a árvore, o agricultor, o padeiro, o lenhador, o motorista, o operário da fábrica de papel e o vendedor da papelaria que nos vendeu o caderno.
Viu quantos seres trabalharam para que uma simples folha de papel pudesse existir e chegar até você?  Portanto, a verdadeira natureza dessa folha não é composta apenas de celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer o papel), mas de todos esses elementos que contribuíram para que ela existisse. Foi isso que o monge budista quis dizer quando falou que nós inter-somos.





Questão 1º Na passagem “O mestre Zen vietnamita ThichNhatHanh chama essa relação de ‘inter-ser’.”, a que relação o texto se refere?


Questão 2º Em “[...]a árvore, que é a matéria-prima utilizada para fazer a folha de papel, não teria crescido.”, as vírgulas assinalam:
(     ) a omissão de uma informação.
(     ) a intercalação de uma informação.
(     ) o deslocamento de uma informação.

Questão 3º Na frase “[...]sem a luz e o calor do sol [...]”, a preposição grifada exprime:
(     ) falta.
(     ) meio.
(     ) finalidade.

Questão 4º Na parte “Se um agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para fazer o pão [...]”, o autor do texto:
(     ) dá uma sugestão.
(     ) indica uma condição.
(     ) expõe uma suposição.

Questão 5º Na oração “[...]o operário que nela trabalhou [...]”, o termo “nela” refere-se:
(     ) à fábrica de papel.
(     ) à arvore.
(     ) à folha branca do nosso caderno.

Questão 6º Na passagem “[...]não teríamos onde escrever ou desenhar [...]”, o vocábulo sublinhado exprime uma circunstância de:
(     ) lugar.
(     ) modo.
(     ) tempo.

Questão 7º No segmento “[...]celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer o papel) [...]”, o trecho nos parênteses:
(     ) explica o termo “celulose”.
(     ) caracteriza o termo “celulose”.
(     ) complementa o termo “celulose”.
Questão 8º  Releia este fragmento do texto:

“Viu quantos seres trabalharam para que uma simples folha de papel pudesse existir e chegar até você? Portanto, a verdadeira natureza dessa folha não é composta apenas de celulose [...]”

Nesse fragmento do texto, a palavra destacada introduz um fato:
(     ) que conclui o anterior.
(     ) que se soma ao anterior.
(     ) que se contrasta com o anterior.

ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA PARA 6º E 7º ANO

1º Segundo as imagens baixo, elabore uma paródia envolvendo o tema “DENGUE” em português e depois traduza para o Inglês.
  



TEXT: HOW TO DENGUE IS IT TRANSMITTED?

Thishappensthoughthe bife ofthefemaleofthe Aedes aegypti, pollutedwiththe vírus f the DENGUE. Tothe sugar thebloodofsomebodypolluted forthe vírus oftheprimness, thefemalewillbe in conditionsofcontaminatingotherpeople. The femalecanprickupto 10 people a day. Youwhattheonealreadythought a portionof bugs it can cause?
1º Traduza o texto acima para o português.





2º Construa um “ Glossary in English” ( Glossário de Inglês), com as palavras do texto acima, colocando-as em ordem alfabetica e depois traduza cada palavra.






ATIVIDADE DE ARTE 6º E 7º ANO

1º Com auxílio do seus pais desenhe as imagens no diário de bordo, em seguida, escreva na caixa de texto abaixo delas as partes da música que as representam.
Aquarela – Toquinho  

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul,
Vou com ela, viajando, Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco, navegando,
É tanto céu e mar num beijo azul.

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes á piscar
Basta imaginar que ele está partindo, sereno, lindo,
E se a gente quiser, ele vai pousar.

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma américa a outra consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.

Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar.

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá
(que descolorirá)
(que descolorirá)
(que descolorirá)

Boa sorte!

AVALIAÇÃO: Consistirá no engajamento de cada um na resolução do que foi proposto nos itens “atividades”, bem como, no diálogo virtual com os professores sobre o texto. Não se esqueça de fazer seus registros no diário de bordo.


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