LABORATÓRIO DE L. PORTUGUESA E CLUBE DO LIVRO - 4ª QUINZENA
Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS - Laboratório de Língua Portuguesa e Clube da Leitura
ROTEIRO DE ESTUDOS - Laboratório de Língua Portuguesa e Clube da Leitura
ESCOLA
|
Escola Estadual Professora Laura
Maria Chagas de Assis
|
PROFESSORAS
|
Carine, Elivânia e
Graça.
|
COMPONENTES CURRICULARES
|
Português,
Inglês e Artes.
|
TURMAS
|
6° E7° anos
|
PERÍODO DO ESTUDO
|
4ª Quinzena
|
DATA
|
03/06/2020 A 16/06/2020
|
ETAPA
|
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
|
HABILIDADES / OBJETIVOS
|
EF67LP32 – Escrever palavras com correção ortográfica,
obedecendo as convenções da língua escrita.
EF69LP44 – Inferir a presença de valores sociais culturais e
humano e de diferentes visões do mundo, reconhecendo nesses textos formas de
estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e
considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
EF09LI01 – Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de
vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos
linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
D1- Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, fotos, etc.).
|
Caro
estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.
Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º e 7º ANO
A
interdependência entre o sol, a nuvem e a folha de papel
O
mestre Zen vietnamita ThichNhatHanh chama essa relação de “inter-ser”. Ele diz
que não é preciso ser um poeta para enxergar em uma simples folha de papel a
existência do sol, das nuvens, da terra, de um lenhador e de um agricultor.
Isso porque sem a luz e o calor do sol, sem as nuvens que carregam a água das
chuvas, e sem a terra com seus nutrientes, a árvore, que é a matéria-prima
utilizada para fazer a folha de papel, não teria crescido.
Se um
agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para fazer o pão
que alimentou o lenhador e lhe deu força e energia para cortar aquela árvore. E
nós poderíamos até acrescentar que sem o motorista que levou o tronco até a
fábrica de papel, e o operário que nela trabalhou, a árvore não teria se
transformado na folha branca do nosso caderno. Ou seja, não teríamos onde
escrever ou desenhar se para isso não tivessem contribuído o sol, a nuvem, a
terra, a árvore, o agricultor, o padeiro, o lenhador, o motorista, o operário
da fábrica de papel e o vendedor da papelaria que nos vendeu o caderno.
Viu
quantos seres trabalharam para que uma simples folha de papel pudesse existir e
chegar até você? Portanto, a verdadeira natureza dessa folha não é
composta apenas de celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer
o papel), mas de todos esses elementos que contribuíram para que ela existisse.
Foi isso que o monge budista quis dizer quando falou que nós inter-somos.
Questão
1º Na
passagem “O mestre Zen vietnamita ThichNhatHanh chama essa relação de
‘inter-ser’.”, a que relação o texto se refere?
Questão
2º Em
“[...]a árvore, que é a matéria-prima utilizada para fazer a folha de papel,
não teria crescido.”, as vírgulas assinalam:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão
3º Na
frase “[...]sem a luz e o calor do sol [...]”, a preposição grifada
exprime:
( ) falta.
( ) meio.
( ) finalidade.
Questão
4º Na
parte “Se um agricultor não tivesse plantado o trigo, não haveria farinha para
fazer o pão [...]”, o autor do texto:
( ) dá uma sugestão.
( ) indica uma condição.
( ) expõe uma suposição.
Questão
5º Na
oração “[...]o operário que nela trabalhou [...]”, o termo “nela” refere-se:
( ) à fábrica de papel.
( ) à arvore.
( ) à folha branca do nosso caderno.
Questão
6º Na
passagem “[...]não teríamos onde escrever ou desenhar [...]”, o vocábulo
sublinhado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão
7º No
segmento “[...]celulose (a substância branca retirada da árvore para fazer o
papel) [...]”, o trecho nos parênteses:
( ) explica o termo “celulose”.
( ) caracteriza o termo “celulose”.
( ) complementa o termo “celulose”.
Questão
8º Releia este fragmento do texto:
“Viu quantos seres trabalharam
para que uma simples folha de papel pudesse existir e chegar até você? Portanto,
a verdadeira natureza dessa folha não é composta apenas de celulose [...]”
Nesse fragmento do texto, a
palavra destacada introduz um fato:
( )
que conclui o anterior.
( ) que se soma ao anterior.
( ) que se contrasta com o anterior.
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA PARA 6º E 7º ANO
1º Segundo as imagens
baixo, elabore uma paródia envolvendo o tema “DENGUE” em português e depois
traduza para o Inglês.
TEXT: HOW TO
DENGUE IS IT TRANSMITTED?
Thishappensthoughthe
bife ofthefemaleofthe Aedes aegypti, pollutedwiththe vírus f the DENGUE. Tothe
sugar thebloodofsomebodypolluted forthe vírus oftheprimness, thefemalewillbe in
conditionsofcontaminatingotherpeople. The femalecanprickupto 10 people a day. Youwhattheonealreadythought
a portionof bugs it can cause?
1º Traduza o texto
acima para o português.
2º Construa um “ Glossary in English” ( Glossário de Inglês),
com as palavras do texto acima, colocando-as em ordem alfabetica e depois
traduza cada palavra.
ATIVIDADE DE ARTE 6º E 7º ANO
1º Com auxílio do seus pais desenhe as
imagens no diário de bordo, em seguida, escreva na caixa de texto abaixo delas
as partes da música que as representam.
Aquarela –
Toquinho
Numa
folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul,
Vou com ela, viajando, Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco, navegando,
É tanto céu e mar num beijo azul.
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul,
Vou com ela, viajando, Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco, navegando,
É tanto céu e mar num beijo azul.
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes á piscar
Basta imaginar que ele está partindo, sereno, lindo,
E se a gente quiser, ele vai pousar.
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma américa a outra consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar.
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá
(que
descolorirá)
(que descolorirá)
(que descolorirá)
(que
descolorirá)
Boa
sorte!
AVALIAÇÃO: Consistirá no engajamento de cada um na resolução do que foi proposto nos
itens “atividades”, bem como, no diálogo virtual com os professores sobre o
texto. Não se esqueça de fazer seus registros no diário de bordo.
0 Comentários