Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais
ROTEIRO DE ESTUDO – LABORATÓRIO DE ATIVIDADES LÚDICAS


CARO ESTUDANTE,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades em casa. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados e definidos por ele, respeitem os prazos.

Faça suas anotações no diário de bordo!

ATIVIDADE INICIAL: Leia o texto

A ORIGEM DA FESTA JUNINA NO BRASIL E SUAS INFLUÊNCIAS


A festa junina é uma tradição muito antiga. Segundo a religião, quando São João Batista nasceu, no dia 24 de junho, sua mãe, Isabel, queria dar a notícia à prima Maria. Como naquela época não existia telefone, ela combinou que acenderia uma fogueira logo após o parto. Assim que Maria visse o sinal de fumaça, saberia a do nascimento. Essa seria a explicação católica para a fogueira de São João.

A festa junina no Brasil incorporou os costumes de povos indígenas e negros. A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, com a introdução do aipim (mandioca), milho, jenipapo, leite de coco, e também nos costumes, como o forró e o boi-bumbá. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas, os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha passos e marcações inspirados na dança da nobreza.

A ORIGEM DA QUADRILHA JUNINA

A quadrilha é originária de velhas danças populares de áreas rurais da França e da Inglaterra. No Brasil, a quadrilha foi introduzida por membros da elite imperial. Era a dança preferida para abrir os bailes da corte. Depois, popularizou-se, saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.


A quadrilha, também é chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país. Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

DANÇAS TÍPICAS BRASILEIRAS

Bumba-meu-boi

O bumba-meu-boi é uma das danças mais típicas do país porque ocorre em diversos estados brasileiros e principalmente no nordeste. Além de dança, ela é uma representação da sociedade brasileira. É a história cantada e dançada da Catirina, uma sertaneja que grávida acabou desejando a língua do boi preferido do dono da fazenda onde ela e seu marido Chico Vaqueiro trabalham.


Seu marido acaba tirando a língua do boi a pedido de sua mulher e a notícia chega aos ouvidos do fazendeiro. Ele acusa Chico Vaqueiro pelo ocorrido e são solicitados vários médicos para curá-lo. Durante toda a dança, há o julgamento e o perdão do homem. O boi, que aparentemente havia morrido, acaba sendo curado e é realizada uma grande festa com danças e cantorias. 

Forró

Essa dança típica brasileira é muito conhecida no país e tem suas raízes diretamente ligadas à região nordeste. O forró possui diversos aspectos retirados da cultura e do cotidiano desse povo e, por isso, passou a ser comum não só ali como em todo o país. A música que embala os dançarinos tem o mesmo nome da dança e é acompanhada de instrumentos musicais como a sanfona, zabumba e triângulo. Há indícios de que ela surgiu no século XIX e como era dançada em terrenos de chão batido, as pessoas dançavam com os pés arrastados para evitar que a poeira levantasse.


Uma das características mais peculiares do forró é que os dançarinos arrastam os pés pelo salão e dançam bem colados, em pares. São diversas formas de dançá-lo: podem alternar entre lento, moderado e rápido. Há, ainda, a divisão entre forró eletrônico, tradicional, universitário, dentre outros.

ATIVIDADE SEQUENCIAL: Assista aos vídeos

Dança da Quadrilha

Dançando Forró na Festa Junina - Danilo Ricci e Letícia Cintra

Boi Bumba - Festa Junina 2016 - Colégio Dom Bosco Guarilhos


SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

6° E 7° ANO

ROTEIRO DE ESTUDOS: Responda

1)  Como surgiu a quadrilha? Dê sua opinião sobre essa manifestação rítmica.

2)  Assistam aos vídeos e façam um resumo sobre cada tipo de dança típica dos festejos juninos.

3)  Juntem-se aos pais ou avós e descrevem como eram as comemorações juninas de antigamente e as relacionem com as da atualidade. Como era antes?

4)  Quais as quadrilhas existentes antigamente? Quais as danças? Que Festivais existiam?


8° E 9° ANO

ROTEIRO DE ESTUDOS: Responda

1)  Faça uma pesquisa sobre os principais festejos juninos e elabore um breve resumo mostrando quais são eles. 

2)  Quais as principais características das danças que fazem parte desses festejos juninos (a quadrilha junina, o forró, bumba-meu-boi)?

3)  Qual a importância e as contribuições dos festejos juninos para a cultura local, onde você mora e nas demais regiões do Nordeste?

Obs.: Envia para o e-mail: edf.fundamental.lc@gmail.com.


AVALIAÇÃO:

O critério de avaliação será de forma participativa, onde os discentes enviarão as atividades copiadas no caderno, através de fotos.

0 Comentários