LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA - TERCEIRA QUINZENA
ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LAURA MARIA
CHAGAS DE ASSIS – 6° GERE
Rua Gilmar Pereira de Queiroz, s/n-
Camuxinga – Santana do Ipanema – AL – Fone (82)3621-3574
E-mail: escolalaurachagas.see.al@gmail.com
ROTEIRO
DE ESTUDOS
ETAPA:
Ensino
fundamental
|
PERIÓDO:
|
COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
|
DOCENTES:
|
TEMA
NORTEADOR: Matemática
no cotidiano
SUBTEMA:
Consumo
Consciente ou Consumismo?
|
|
LABORATÓRIO:
Matemática
|
|
Olá,
estudante!
Durante
a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada,
não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas
coisas. Que tal organizar os estudos? Organizar os conteúdos e aprender a
fazer a gestão do tempo para estudar melhor?
Você já
sabe que antes de iniciar os estudos é sempre bom, quando possível, realizar
um exercício de concentração, para não perder o foco e a determinação. Vamos
lá!
Escolha,
se possível, um lugar calmo e silencioso no seu espaço de isolamento social,
sente-se em uma cadeira, no chão ou onde achar melhor.
Respire
fundo e solte o ar lentamente por algumas vezes.
Agora
pense na sua música preferida e no motivo que ela passou a ser a preferida.
Perceba as boas sensações que ela te causa.
Feito
isso, escute a música do início ao fim, apenas com o seu pensamento. E cada
vez que outro pensamento chegar ou passar interrompendo a música, o exercício
deve ser reiniciado.
O
desafio será concluído quando você escutar a música completa sem nenhuma
interrupção.
Conseguiu?
Agora é
hora de iniciar as atividades.
Bons
estudos!!
ATIVIDADE
1.
TEMA:
Consumo Consciente ou Consumismo?
Você com certeza já ouviu falar sobre a
palavra Consumo, certo? E Consumismo? Será que Consumo e Consumismo
significam a mesma coisa?
Para
conseguirmos formalizar esses conceitos, vamos realizar as atividades abaixo:
1.
Assista o vídeo “Consumismo e suas causas” (link disponibilizado abaixo -
Onde encontro o conteúdo);
2.
Assista o vídeo “Os impactos do consumismo no mundo atual” (link
disponibilizado abaixo - Onde encontro o conteúdo).
3.
Faça a leitura do poema abaixo, de Ivan Sousa:
O consumo e consumismo humano.
O
consumo é coisa boa;
Tendo aquilo que precisa; Falta carne e feijão; A mulher vem e avisa; Você vai ao mercadinho; E logo agente ameniza. Já o consumismo humano; É coisa triste de se ver; São conselhos dos famosos; Que aparecem na TV; Mostrando produtos de marca; Dizendo que leite de vaca; É bom para o cabelo crescer. Papai dizia uma coisa; Que guardo como lembrança; Só vou usar roupa nova; Depois que encher a pança; Não quero relógio e anel; Só vou colocar o chapéu; Onde o meu braço alcança. O Consumismo causa morte; Que não tem explicação; Pode se torna uma doença; Ou um ato de compulsão; Não pegue isso como postura; Deixe esse tipo de fartura; para ajudar um irmão. a Revolução Industrial; foi a causa mais frequente; deixando a alienação; cada vez ser mais valente; supérfluos se multiplicando; e mundo se agonizando; com a perca do meio ambiente. Muitos já não reciclam; Pois tem o prazer de comprar; Perderam a consciência; E a fome de preservar; Já não tem mais o capricho; E os resíduos do lixo; Deixam em qualquer lugar. Aqui vai um conselho; De muita fé e esperança; Gaste só o necessário; E não receba cobrança; Escute o estou falando; Melhor que roupa mofando! É dinheiro na poupança. Fim...
Fonte:
https://www.recantodasletras.com. br/cordel/3350346. Acesso 19 de maio de
2020.
Após
assistir os vídeos e ler o poema acima, vamos conversar um pouco? Pegue seu caderno ou bloco de anotações e
responda as questões abaixo:
1.
Qual a diferença entre Consumo Consciente e Consumismo?
2.
Você se considera alguém consumista ou um Consumidor consciente?
3.
Na sua opinião, quais são as principais causas do Consumismo no mundo atual?
4.
Para você é mais importante Ter ou Ser? E para a sociedade? Justifique ambas
as respostas.
5.
Existe relação entre o Consumismo e o Meio Ambiente? Qual seria essa relação?
6. Qual a relação entre o Consumismo e a
Matemática?
7. A falta de Educação Financeira pode levar
alguém a um Consumismo Exagerado? E ao Consumo Consciente?
8.
Você tem algum sonho de consumo? Esse sonho é algo necessário para sua vida
ou algo considerado desnecessário para o momento?
OBJETIVO.
Compreender
a diferença entre Consumo Consciente e Consumismo e perceber que a Matemática
está inserida nesse contexto.
Vídeo:
Consumismo e suas causas.
Vídeo:
Os impactos do consumismo no mundo atual
Poema: O consumo e consumismo humano
DEPOIS
DA ATIVIDADE.
Converse
com seus pais e familiares sobre a importância do Consumo Consciente e como
tais hábitos podem trazer boas práticas para a vida de todos. Convide-os para
assistir com você o vídeo no Youtube “Consumo Consciente” utilizando o
link - https://www.youtube.com/watch?v=M-UOvREY-Vc&t=9s
. Acesso em 20 de maio de 2020.
ATIVIDADE
2.
Tema:
A presença de números inteiros no nosso cotidiano
Hoje
vamos iniciar mais um dia de estudos. Já fez seu exercício de concentração?
Os pesquisadores alertam que todo desafio de concentração é um desafio
matemático, pois, precisamos do tempo, espaço e tantos outros conteúdos
matemáticos para realizar.
Para
iniciar esta atividade responda mentalmente: como usamos os números inteiros
no nosso dia a dia? Respondeu?
Depois
de responder mentalmente, é hora de procurar seu livro didático e localizar o
conteúdo “números inteiros” e fazer a leitura. Caso o seu livro de matemática
não esteja em sua casa pode pesquisar na internet sobre esse assunto, ou
conversar com um colega.
Assista o vídeo abaixo:
Você
sabia?
No
Brasil, usamos graus Celsius (ºC) como unidade de medida de temperatura. Um
termômetro pode registrar temperaturas positivas (acima de zero graus) ou
temperaturas negativas (aquelas abaixo de zero graus). Na escala Celsius, a
temperatura em que ocorre a passagem da água do estado líquido para o estado
sólido (solidificação). em determinadas condições atmosféricas, corresponde a
zero graus Celsius (0ºC).
Fonte:
OLIVEIRA, NAIRA CRISTINA VIEIRA LEMOS DE. Caderno do aluno- Matemática, 1º
bimestre. IN: São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Caderno do aluno,
2017.
Agora
queremos saber!
Você
assistiu ao jornal, acessou noticiários online, olhou a tela de início do seu
celular ou escutou a rádio daí do seu município? Caso não, faça isso agora. Atente-se à
temperatura do dia e faça as seguintes anotações:
1)
Qual a temperatura de hoje em graus Celsius do seu município?
2) Qual a temperatura de hoje em graus
Celsius em Salvador?
3) Qual foi a temperatura, em graus Celsius,
dos Estados Unidos da América no dia 30 de janeiro de 2019?
4)
Qual a temperatura de hoje em graus Celsius da Itália?
5)
Qual a diferença encontra entre as temperaturas anotadas?
Estamos
vivendo um momento de luta contra o vírus COVID-19. E sua proliferação tem
muita relação com a temperatura. Sabia? Pesquise sobre isso e compartilhe em
suas redes sociais a conclusão de sua pesquisa ou sugira um debate em
casa.
As
suas respostas podem ser anotadas em seu caderno da escola, em blocos de
notas online ou como preferir.
Agora
observe:
Se
em Salvador a temperatura for de 25ºC e a temperatura dos Estados Unidos da
América for -3ºC para somar as temperaturas, calculamos assim:
(+25)
+ (-3) = + 22
Na
adição de números inteiros, com sinais contrários, subtraímos os valores
absolutos (maior valor absoluto) e colocamos, no resultado, o sinal do número
de maior valor absoluto.
Se
na China a temperatura estiver de -9ºC e a temperatura dos Estados Unidos da
América -7ºC para saber a soma das duas temperaturas, calculamos assim:
(-9)
+ (-7) = -16
Dica!
Para facilitar, faça uma brincadeira:
- Quando o número for positivo (+): você coloca tenho. - Quando o
número for negativo (-): você coloca devo.
Depois é só analisar as situações: se no final, você ficar com “tenho”
a resposta tem sinal positivo. Caso fique no final “devo”, a resposta tem sinal
negativo.
ONDE ENCONTRO O CONTEÚDO.
Adaptado
de: OLIVEIRA, NAIRA CRISTINA VIEIRA LEMOS DE. Caderno do aluno- Matemática,
1º bimestre. IN: São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Caderno do aluno,
2017.
Vamos
treinar! Hora de efetuar as adições com muita atenção! Utilize seu caderno,
para realizar os cálculos. Mas, antes assista os vídeos abaixo:
a) (– 8) + (– 4) =
b) (– 10) + (– 9) =
c)
(+11) +(– 3) =
d) (– 1) + (+2) =
Agora
organize você mesmo os seus cálculos e desafie alguém de sua família a
resolver. Use a criatividade e elabore “casos matemáticos” com histórias
engraçadas que envolvam temperaturas, dívidas e lucros.
Onde
encontro o conteúdo
(+25) + (-3) = + 22
Na
adição de números inteiros, com sinais contrários, subtraímos os valores
absolutos (maior valor absoluto) e colocamos, no resultado, o sinal do número
de maior valor absoluto.
Se
na China a temperatura estiver de -9ºC e a temperatura dos Estados Unidos da
América -7ºC para saber a soma das duas temperaturas, calculamos assim:
(-9)
+ (-7) = -16
Dica!
Para facilitar, faça uma brincadeira:
- Quando o número for positivo (+): você coloca tenho. - Quando o
número for negativo (-): você coloca devo.
Depois é só analisar as situações: se no final, você ficar com “tenho”
a resposta tem sinal positivo. Caso fique no final “devo”, a resposta tem
sinal negativo.
Adaptado
de: OLIVEIRA, NAIRA CRISTINA VIEIRA LEMOS DE. Caderno do aluno- Matemática,
1º bimestre. IN: São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Caderno do
aluno, 2017.
Vamos
treinar! Hora de efetuar as adições com muita atenção! Utilize seu caderno,
para realizar os cálculos a) (– 8) + (– 4) =
b) (– 10) + (– 9) =
c) (+11) +(– 3) =
d) (– 1) + (+2) =
Objetivo.
Reconhecer
os números positivos e negativos para utilizar adições e subtrações dos
números inteiros nas resoluções de problemas e em situações cotidianas.
Vamos
tentar os desafios abaixo!?
Desafio 1 - Números Inteiros
Você está em um elevador no terceiro andar de um prédio que leva 2
primeiros andares para cima, para baixo, em seguida, quatro níveis, acima
novamente, agora um andar e desceu dois andares. Após esta pequena viagem a
que nível está?
A) segundo subsolo. B) térreo. C) no primeiro andar. D) no segundo andar. E) no terceiro andar Soma Zero – Desafio 2 com números inteiros
Quais pares de números inteiros acima tem
como soma zero?
Desafio 3 - Números Inteiros
O
desafio agora é você assistir o vídeos abaixo:
Agora
que você já assistiu o vídeo, elabore dois problemas matemáticos relacionado
ao seu cotidiano que envolva o conteúdo visto no vídeo.
Bons
estudos!
ATENÇÃO!
Essa atividade deve ser entregue até o dia 02/06/2020.
|
1 Comentários
KARAT - Play Online Casino Games For Fun - KADG Pintar
ResponderExcluirPlay KARAT online casino games for fun 제왕 카지노 or real money with instant deposits kadangpintar & withdrawals. Play the best online slots games and enjoy 1xbet korean real money