ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LAURA MARIA CHAGAS DE ASSIS – 6° GERE
Rua Gilmar Pereira de Queiroz, s/n- Camuxinga – Santana do Ipanema – AL – Fone (82)3621-3574
E-mail: escolalaurachagas.see.al@gmail.com


ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: Ensino fundamental
PERIÓDO:

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
DOCENTES:
Anselmo – Email: junioranselno@hotmail.com e
Zozeano – Email: sofiazozeano@gmail.com

TEMA NORTEADOR: Matemática no cotidiano
SUBTEMA: Consumo Consciente ou Consumismo?

LABORATÓRIO: Matemática


Olá, estudante!

Durante a quarentena, não precisamos ficar esperando o tempo passar sem fazer nada, não é verdade? Podemos utilizar os momentos sem aula para organizar muitas coisas. Que tal organizar os estudos? Organizar os conteúdos e aprender a fazer a gestão do tempo para estudar melhor? 

Você já sabe que antes de iniciar os estudos é sempre bom, quando possível, realizar um exercício de concentração, para não perder o foco e a determinação. Vamos lá!

Escolha, se possível, um lugar calmo e silencioso no seu espaço de isolamento social, sente-se em uma cadeira, no chão ou onde achar melhor.

Respire fundo e solte o ar lentamente por algumas vezes. 

Agora pense na sua música preferida e no motivo que ela passou a ser a preferida. Perceba as boas sensações que ela te causa.

Feito isso, escute a música do início ao fim, apenas com o seu pensamento. E cada vez que outro pensamento chegar ou passar interrompendo a música, o exercício deve ser reiniciado.

O desafio será concluído quando você escutar a música completa sem nenhuma interrupção.   

Conseguiu?

Agora é hora de iniciar as atividades.

Bons estudos!!




ATIVIDADE 1.

TEMA: Consumo Consciente ou Consumismo?

 Você com certeza já ouviu falar sobre a palavra Consumo, certo? E Consumismo? Será que Consumo e Consumismo significam a mesma coisa?

Para conseguirmos formalizar esses conceitos, vamos realizar as atividades abaixo:

1. Assista o vídeo “Consumismo e suas causas” (link disponibilizado abaixo - Onde encontro o conteúdo);

2. Assista o vídeo “Os impactos do consumismo no mundo atual” (link disponibilizado abaixo - Onde encontro o conteúdo).
3. Faça a leitura do poema abaixo, de Ivan Sousa:

 O consumo e consumismo humano.

O consumo é coisa boa;
Tendo aquilo que precisa;
Falta carne e feijão;
A mulher vem e avisa;
Você vai ao mercadinho;
E logo agente  ameniza.

Já o  consumismo humano;
É coisa triste de se ver;
São conselhos dos famosos;
Que aparecem na TV;
Mostrando produtos de marca;
Dizendo que leite de vaca;
É bom para o cabelo crescer.

Papai dizia uma coisa;
Que guardo como lembrança;
Só vou usar roupa nova;
Depois que encher a pança;
Não quero relógio e anel;
Só vou colocar o chapéu;
Onde o meu braço alcança.

O Consumismo causa morte;
Que não tem explicação;
Pode se torna uma doença;
Ou um ato de compulsão;
Não pegue isso como postura;
Deixe esse tipo de fartura;
para ajudar um irmão.

a Revolução Industrial;
foi a causa mais frequente;
deixando a alienação;
cada vez ser mais valente;
supérfluos se multiplicando;
e mundo se agonizando;
com a perca do meio ambiente.

Muitos  já não reciclam;
Pois tem o prazer de comprar;
Perderam a consciência;
E a fome de preservar;
Já não tem mais o capricho;
E os resíduos do lixo;
Deixam em qualquer lugar.

Aqui vai um conselho;
De muita fé e esperança;
Gaste só o necessário;
E não receba cobrança;
Escute o estou falando;
Melhor que roupa mofando!
É dinheiro na poupança.

Fim...

Fonte: https://www.recantodasletras.com. br/cordel/3350346. Acesso 19 de maio de 2020.

Após assistir os vídeos e ler o poema acima, vamos conversar um pouco?  Pegue seu caderno ou bloco de anotações e responda as questões abaixo:

1. Qual a diferença entre Consumo Consciente e Consumismo?

2. Você se considera alguém consumista ou um Consumidor consciente?

3. Na sua opinião, quais são as principais causas do Consumismo no mundo atual?

4. Para você é mais importante Ter ou Ser? E para a sociedade? Justifique ambas as respostas.

5. Existe relação entre o Consumismo e o Meio Ambiente? Qual seria essa relação?

 6. Qual a relação entre o Consumismo e a Matemática?

 7. A falta de Educação Financeira pode levar alguém a um Consumismo Exagerado? E ao Consumo Consciente?

8. Você tem algum sonho de consumo? Esse sonho é algo necessário para sua vida ou algo considerado desnecessário para o momento?


OBJETIVO.
Compreender a diferença entre Consumo Consciente e Consumismo e perceber que a Matemática está inserida nesse contexto.


Vídeo: Consumismo e suas causas.

Vídeo: Os impactos do consumismo no mundo atual 


 Poema: O consumo e consumismo humano

DEPOIS DA ATIVIDADE.

Converse com seus pais e familiares sobre a importância do Consumo Consciente e como tais hábitos podem trazer boas práticas para a vida de todos. Convide-os para assistir com você o vídeo no Youtube “Consumo Consciente” utilizando o link  - https://www.youtube.com/watch?v=M-UOvREY-Vc&t=9s

 . Acesso em 20 de maio de 2020.


ATIVIDADE 2.

Tema: A presença de números inteiros no nosso cotidiano

Hoje vamos iniciar mais um dia de estudos. Já fez seu exercício de concentração? Os pesquisadores alertam que todo desafio de concentração é um desafio matemático, pois, precisamos do tempo, espaço e tantos outros conteúdos matemáticos para realizar.

Para iniciar esta atividade responda mentalmente: como usamos os números inteiros no nosso dia a dia? Respondeu? 

Depois de responder mentalmente, é hora de procurar seu livro didático e localizar o conteúdo “números inteiros” e fazer a leitura. Caso o seu livro de matemática não esteja em sua casa pode pesquisar na internet sobre esse assunto, ou conversar com um colega. 
 Assista o vídeo abaixo: 



Você sabia?

No Brasil, usamos graus Celsius (ºC) como unidade de medida de temperatura. Um termômetro pode registrar temperaturas positivas (acima de zero graus) ou temperaturas negativas (aquelas abaixo de zero graus). Na escala Celsius, a temperatura em que ocorre a passagem da água do estado líquido para o estado sólido (solidificação). em determinadas condições atmosféricas, corresponde a zero graus Celsius (0ºC).  

Fonte: OLIVEIRA, NAIRA CRISTINA VIEIRA LEMOS DE. Caderno do aluno- Matemática, 1º bimestre. IN: São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Caderno do aluno, 2017. 

Agora queremos saber! 

Você assistiu ao jornal, acessou noticiários online, olhou a tela de início do seu celular ou escutou a rádio daí do seu município?  Caso não, faça isso agora. Atente-se à temperatura do dia e faça as seguintes anotações:

1) Qual a temperatura de hoje em graus Celsius do seu município?
 2) Qual a temperatura de hoje em graus Celsius em Salvador?
 3) Qual foi a temperatura, em graus Celsius, dos Estados Unidos da América no dia 30 de janeiro de 2019? 
4) Qual a temperatura de hoje em graus Celsius da Itália? 
5) Qual a diferença encontra entre as temperaturas anotadas? 

Estamos vivendo um momento de luta contra o vírus COVID-19. E sua proliferação tem muita relação com a temperatura. Sabia? Pesquise sobre isso e compartilhe em suas redes sociais a conclusão de sua pesquisa ou sugira um debate em casa.  

As suas respostas podem ser anotadas em seu caderno da escola, em blocos de notas online ou como preferir. 

Agora observe: 

Se em Salvador a temperatura for de 25ºC e a temperatura dos Estados Unidos da América for -3ºC para somar as temperaturas, calculamos assim:
(+25) + (-3) = + 22 

Na adição de números inteiros, com sinais contrários, subtraímos os valores absolutos (maior valor absoluto) e colocamos, no resultado, o sinal do número de maior valor absoluto.

Se na China a temperatura estiver de -9ºC e a temperatura dos Estados Unidos da América -7ºC para saber a soma das duas temperaturas, calculamos assim: 

(-9) + (-7) =  -16

Dica! Para facilitar, faça uma brincadeira:  - Quando o número for positivo (+): você coloca tenho. - Quando o número for negativo (-): você coloca devo.  Depois é só analisar as situações: se no final, você ficar com “tenho” a resposta tem sinal positivo. Caso fique no final “devo”, a resposta tem sinal negativo. 




 ONDE ENCONTRO O CONTEÚDO.

Adaptado de: OLIVEIRA, NAIRA CRISTINA VIEIRA LEMOS DE. Caderno do aluno- Matemática, 1º bimestre. IN: São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Caderno do aluno, 2017. 

Vamos treinar! Hora de efetuar as adições com muita atenção! Utilize seu caderno, para realizar os cálculos. Mas, antes assista os vídeos abaixo:


a)   (– 8) + (– 4) = 
b)   (– 10) + (– 9) =
 c)   (+11) +(– 3) =
d)   (– 1) + (+2) =                           

Agora organize você mesmo os seus cálculos e desafie alguém de sua família a resolver. Use a criatividade e elabore “casos matemáticos” com histórias engraçadas que envolvam temperaturas, dívidas e lucros.  

Onde encontro o conteúdo
 (+25) + (-3) = + 22 

Na adição de números inteiros, com sinais contrários, subtraímos os valores absolutos (maior valor absoluto) e colocamos, no resultado, o sinal do número de maior valor absoluto.

Se na China a temperatura estiver de -9ºC e a temperatura dos Estados Unidos da América -7ºC para saber a soma das duas temperaturas, calculamos assim: 

(-9) + (-7) =  -16

Dica! Para facilitar, faça uma brincadeira:  - Quando o número for positivo (+): você coloca tenho. - Quando o número for negativo (-): você coloca devo.  Depois é só analisar as situações: se no final, você ficar com “tenho” a resposta tem sinal positivo. Caso fique no final “devo”, a resposta tem sinal  negativo. 

Adaptado de: OLIVEIRA, NAIRA CRISTINA VIEIRA LEMOS DE. Caderno do aluno- Matemática, 1º bimestre. IN: São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. Caderno do aluno, 2017. 

Vamos treinar! Hora de efetuar as adições com muita atenção! Utilize seu caderno, para realizar os cálculos a)    (– 8) + (– 4) = 
b)   (– 10) + (– 9) =
c)   (+11) +(– 3) =
d)   (– 1) + (+2) =                           



Objetivo.
Reconhecer os números positivos e negativos para utilizar adições e subtrações dos números inteiros nas resoluções de problemas e em situações cotidianas. 

Vamos tentar os desafios abaixo!?


Desafio 1  - Números Inteiros

Você está em um elevador no terceiro andar de um prédio que leva 2 primeiros andares para cima, para baixo, em seguida, quatro níveis, acima novamente, agora um andar e desceu dois andares. Após esta pequena viagem a que nível está?

A) segundo subsolo.
B) térreo.
C) no primeiro andar.
D) no segundo andar.
E) no terceiro andar




     Soma Zero – Desafio 2 com números inteiros




 Quais pares de números inteiros acima tem como soma zero?


Desafio 3  - Números Inteiros


O desafio agora é você assistir o vídeos abaixo:

Agora que você já assistiu o vídeo, elabore dois problemas matemáticos relacionado ao seu cotidiano que envolva o conteúdo visto no vídeo.
Bons estudos!
ATENÇÃO! Essa atividade deve ser entregue até o dia 02/06/2020.



1 Comentários

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